top of page

Energia solar: vale a pena investir?

Atualizado: 19 de mai. de 2020

Empresa com sede em São Lourenço do Sul instala sistema de energia fotovoltaica de fabricação própria. A garantia de serviços de qualidade e de retorno rápido do investimento tem atraído novos clientes em todo o estado.




Uma breve percorrida pelas ruas de São Lourenço do Sul e cidades vizinhas ou pelas localidades do interior já é o suficiente para perceber a quantidade crescente de empresas, casas e propriedades rurais que possuem painéis solares. Eles não só ajudam a ornamentar os telhados, como também são fontes importantíssimas para obter um tipo de energia limpa, sustentável e que se mostra cada vez mais econômica. Boa parte deste novo cenário na região é responsabilidade da empresa WD MASTER, de propriedade dos irmãos Eroni e Edalécio Wiegand. A marca tem uma história recente, mas que surpreende pelos resultados positivos e pelas soluções inovadoras.


Também fabricante de uma linha completa de implementos agrícolas, como carretas, arados, roçadeiras e equipamentos para fumicultura, a WD vem se destacando em todo o estado na área de energia solar fotovoltaica, um método que alia sustentabilidade e benefícios financeiros. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética. A captação é feita por painéis fotovoltaicos. Trata-se, basicamente, da conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor. Constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos, o sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, ou seja, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade.


Este passo a passo vai ajudar a explicar melhor este processo:


  • Primeiro, a luz solar atinge um painel solar no telhado. Os painéis convertem a energia em corrente contínua, que flui para um inversor.

  • O inversor converte a eletricidade e, caso exista consumo no momento, ele irá enviá-la ao quadro de distribuição.

  • Se não houver consumo, então, ele irá injetar essa eletricidade. É extremamente simples e limpo, e está ficando mais eficiente e acessível a cada ano.

  • Quando não houver geração, a energia da rede é enviada para o quadro de distribuição.


ree

A parte mais interessante é que toda a energia não utilizada é reaproveitada. Através do sistema de compensação de energia elétrica, criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), toda essa energia é apenas emprestada para a distribuidora, que deve ressarcir o consumidor através de créditos energéticos. Esses créditos, que possuem validade de cinco anos, são utilizados pelo consumidor para abater do que ele consumiu da rede. Isso pode significar uma redução de até 95% na conta de luz.

Os estudos com energia solar feitos pela WD Master começaram ainda em 2014. Mas a primeira instalação veio somente três anos depois. Um período de testes que assegurou a confiabilidade do serviço oferecido pela empresa. Hoje, as placas solares são importadas, mas as estruturas necessárias e toda a montagem são feitas por equipe própria. A proximidade com a sede da WD, que fica na localidade da Boa Vista, interior de São Lourenço do Sul, garante aos clientes um atendimento de excelência. “A vantagem é que respondemos por todo o processo, sem terceirizar nada. Com isso, o cliente consegue ter acesso fácil e direto aos profissionais que fizeram a montagem”, explica Eroni.


O estímulo através de linhas especiais de financiamento aliado à consciência ambiental fizeram muitas pessoas investirem em energia solar. “As pessoas conseguem ter um retorno financeiro em um curto espaço de tempo, mas a responsabilidade com o meio ambiente também é decisiva”, diz Eroni. Dependendo do consumo, indústrias e empresas conseguem perceber a recompensa em três anos. Em residências e propriedades rurais, ela costuma vir a partir de cinco anos.


Apesar dos benefícios, a porcentagem de participação da energia solar na geração elétrica mundial ainda é muito pequena. Entretanto, conforme a tecnologia vai evoluindo e os custos ficam menores, a capacidade de aproveitar a abundância energética do sol vai aumentando. Segundo os relatórios anuais da Agência Internacional de Energia, a energia solar se tornou a fonte de energia, renovável ou não, que mais cresce no mundo. Isso significa que, nos próximos anos, todos estaremos aproveitando os benefícios da eletricidade gerada por energia solar, de uma forma ou de outra. “Hoje, clientes de todo o tipo nos procuram porque já perceberam os benefícios. Já instalamos painéis em propriedades rurais, em residências, em pequenos e médios comércios, até indústrias de grande porte. Além de ser uma energia sustentável, não há ruídos nem gera poluição, é fácil de ser instalada e quase não requer manutenção, além de ter uma vida útil longa”, explica Eroni.


Principais vantagens da energia solar fotovoltaica:


  • Fonte de energia limpa e sustentável;

  • Sem ruídos ou poluição;

  • Agilidade e facilidade de instalação;

  • Manutenção quase inexistente;

  • Vida útil dos equipamentos de 25 anos;

  • Retorno do investimento em três anos para empresas e cinco anos para residências;

  • Diminuição em até 95% da conta de luz.

 
 
 

Comentários


  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-rss

© 2018 WD Master indústria - Todos os direitos reservados -   Por Piratini Commerce. 

bottom of page